Com o tempo, nos acostumamos com as dores e passamos a aceitar o fato de que, por conta do esporte, da idade ou da vida, já não somos mais os mesmos e decidimos parar com as atividades que nos causam dor, deixando de lado o esporte, uma prática ou um hobby que gostamos.
Entretanto, existem diversos tratamentos destinados a melhora destas dores e lesões, que são capazes de melhorar os incômodos e de nos devolver a capacidade de fazer aquilo que gostamos.
Definição
Reabilitação Funcional é um conjunto de técnicas utilizadas para devolver aos pacientes suas funções. Entende-se como funções a capacidade de andar, pular, correr, subir escada e se vestir, por exemplo.
São atividades diárias que são prejudicadas por fatores como lesões, patologias, fraqueza muscular, disfunções articulares, padrões posturais da coluna e problemas respiratórios e do coração.
Para que serve?
A reabilitação funcional é uma forma de devolver ao paciente sua liberdade para realizar atividades e melhora-las, visando a diminuição dos sintomas e consequentemente a melhora dos movimentos.
Atua na área da disfunção através de exercícios controlados, atividades focadas na coordenação, fortalecimento, flexibilidade, agilidade e equilíbrio, visando preparar o indivíduo para voltar a sua vida cotidiana.
Este tratamento é indicado para atletas, idosos, indivíduos com disfunções neurológicas, ortopédicas, vasculares e tratamento preventivo.
Como funciona?
O fisioterapeuta irá realizar um levantamento do histórico do paciente, tratamentos realizados, exames e recuperações anteriores, para estabelecer uma linha de tratamento personalizada.
Dentro da avaliação serão realizados exames físicos, posturais, de marcha, reflexos, equilíbrio, controle muscular e amplitude de movimentos articulares. Também será verificada a relação entre a queixa principal e o resultado dos testes.
Para que o tratamento seja mais eficaz, os exercícios funcionais devem envolver o indivíduo como um todo, organizando assim o funcionamento músculo-esquelético do seu corpo.
As sessões geralmente são realizadas de uma a duas vezes por semana, com duração de 60 minutos.
Benefícios
- Retorno da função e capacidade de atividades do cotidiano
- Melhora da autonomia
- Diminuição de dores
- Aumento de flexibilidade
- Ganho de força, equilíbrio e coordenação motora
- Correção postural
- Fornecimento dos estímulos necessários para o corpo
- Melhora da sensibilidade
- Aumento da resistência cardio-vascular